quinta-feira, 6 de julho de 2017

Base vegetal de COPAÍBA


Produzimos com exclusividade a base de COPAÍBA - 
Ideal para afecções da pele de todos os tipos.
Muito indicada para processos alérgicos.


Veja abaixo as propriedades - seu óleo é mundialmente reconhecido como um Bálsamo de extraordinário valor e benefícios para peles sensíveis. Extraído de forma científica e ecologicamente correta, mantendo todas as suas propriedades, o Óleo de Copaíba é riquíssimo em ácido copático, beta-cariofileno e alfa-copaeno. 
Suas propriedades terapêuticas são intermináveis, sendo extremamente eficiente em micoses, cicatrização, furúnculos, psoríase, inflamações da pele. 
Também muito usada para sabonetes tipo PET (animais).

Alguns produtores informaram que com certos extratos  é apropriada como sabonete para dores nas pernas.

quarta-feira, 5 de julho de 2017

Sobre Oleos essenciais (OE) e Argilas

Muitos sabonetes feitos a partir de glicerina apresenta problemas quanto à espumação,  pois o cálcio e o magnésio são inimigos nº 1 dos sabões obtidos por saponificação de óleos e gorduras, por agir diretamente sobre a espuma.
 Esses dois elementos quando usados em águas duras, que são ricas em cálcio e magnésio, precipitam, isto é, a água fica esbranquiçada e sem espuma (comum nas águas de poço de regiões rochosas).

Ao fazer sabonetes glicerinados dois fatores influem no mesmo:  óleos essenciais ou essências,  e  uso de argilas apropriadas. A composição da essência é bastante variada dependendo do aroma que se quer fazer. Se usa, normalmente, uma parte de óleo essencial e o restante são ésteres que combinados dão o aroma desejado. Então não se pode dizer que tipo de composição de essência é a ideal ou melhor para se usar numa base de sabonete.

Necessário adequar o processo a cada tipo diferente de matéria prima que quiser usar.

Quanto à argila, alguns produtos usam em torno de 80 gramas para cada quilo de base, no caso de nossa base melhor diminuir a quantidade, isto vai minimizar o problema da falta de espuma.
Há exemplos de uso satisfatório de aproximadamente 45 gramas por quilo.

Nos sabonetes comuns, que espumam mais que os glicerinados, devido a inclusão de espumantes químicos como o lauril, o problema é menor.
O que há em comum entre um sabão e as estepes russas?
E entre uma garrafa de vidro e um arbusto ou árvore? Atualmente nada.
Mas há mais ou menos duzentos anos havia muito em comum.
Tanto a garrafa quanto o sabão são feitos com álcalis. Esse é o nome genérico dos carbonatos e hidróxidos de sódio e de potássio, substâncias essenciais para a fabricação de vidros, sabões e muitos outros produtos.

O material da garrafa, o vidro, é fabricado segundo uma receita que vem do tempo dos egípcios, que consiste basicamente em fundir-se álcali (carbonato de sódio) com areia e cal, junto com alguns aditivos para dar características especiais, como cor, resistência e outras.

Por sua vez, o sabão é feito aquecendo gorduras animais ou óleos vegetais com álcali (hidróxido de sódio) e acrescentando aditivos que dão varias propriedades desejadas.

Para começar a responder às perguntas feitas no começo, damos uma pista: a palavra álcali vem do árabe al kali e significa CINZAS, aquilo que sobra depois que vegetais são queimados. Foto abaixo.




Vamos ainda lembrar que a Indústria Química como a conhecemos, e que produz coisas como o carbonato de sódio, por exemplo, não existia há 250 anos atrás. A única maneira para conseguir as matérias-primas era recorrer à Mãe Natureza.  Queimando florestas...



Nessa época, já começavam a ocorrer profundas mudanças na sociedade européia e em outras partes do mundo. Era a Revolução Industrial. As indústrias de vidro, tecelagem e sabão, e outras, expandem suas operações em uma escala jamais vista, necessitando de cada vez mais matérias-primas. Evidentemente, os álcalis estavam no alto da lista de prioridades.

Como a química nessa época mal tinha se livrado da alquimia e ainda se debatiam teorias e doutrinas estéreis, não havia meios nem conhecimentos para descobrir novas maneiras de produzir a matéria-prima de que se precisava.

A indústria, em suas dores de crescimento, então recorre às fontes tradicionais de álcalis, que até aí eram exploradas em escala pequena. Eram cinzas de plantas costeiras, de árvores e arbustos e de alguns tipos de algas marinhas e muitas florestas.


A Europa e os Estados Unidos exploraram e acabaram com muitas de suas maiores florestas.



A qualidade hoje é controlada, e a industria não necessita mais prejudicar o meio ambiente, dizimando com florestas e plantas. Hoje a inteligência atua a favor de todos.


terça-feira, 4 de julho de 2017

RECEITA NATURAL DE SABONETE VEGETAL



Você precisará de:

100 g de glicerina branca
200 g de glicerina transparente
10 ml de extrato de aveia
5 ml de extrato de gérmen de trigo
1 colher (sopa) de manteiga de karité
5 ml de essência ou óleo essencial
4 gotas de corante

OBS: Querendo torna-lo Esfoliante adicione 3 colheres (café) de gergelim torrado (bater pouco no liquidificador se quiser menor as partículas). 
A esfoliação é importante para a saúde da pele, porque ajuda a remover impurezas e células mortas, além de ativar a circulação sanguínea na região.

Além dos ingredientes para o preparo do sabonete, você também vai precisar dos seguintes materiais:

1 espátula plástica ou silicone (tipo  pão-duro)
1 pote de plástico com capacidade para 500 ml
molde para sabonetes de PVC ou silicone

Modo de Preparo:
Para facilitar, vamos colocar o preparo em passos:
Pique a glicerina ou rale no ralador/fatiador
Em seguida, derreta-a  em banho maria; (glicerina derretida lentamente e sem queimar)
Com glicerina já derretida, acrescente primeiro o corante, depois os extratos, a manteiga de karité,
por ultimo a essência;
Misture bem a espátula plástica até que todos os ingredientes estejam bem incorporados;

Feito isso, despeje a massa no molde e espere endurecer;
Desenforme quando os sabonetes estiverem totalmente rígidos;

Deixe-os secar por 4 dias antes de embalar.
Para armazenar, enrole os sabonetes individualmente em papel filme.

Posologia:
A receita caseira pode ser usada diariamente para limpeza do corpo e do rosto. Vale frisar que o sabonete é bastante hidratante e ajuda a recuperar a oleosidade natural da pele.

segunda-feira, 3 de julho de 2017

Da MAIOR Importância  
                    em qualquer atividade -  
                                         acreditar em seus ideais, ideias e planos.




Veja abaixo nossa Barra NATURAL de Glicerina Vegetal,
sem LAURIL Sulfato de sódio.


Ideal para produção de sabonete de glicerina com
melhor qualidade e resultados para a pele.

A nossa GLICERINA NATURAL Transparente, na foto, 
 é a Mais CLARA (a da direita).
A da esquerda é outra glicerina de um concorrente.